por Claudio Fernandez – coordenador ESPAÇO PILATES
Concentrar e focalizar a consciência sobre uma idéia, objeto, movimento ou postura. Num sentido evolutivo a concentração deriva da capacidade do predador de focalizar visualmente uma presa e dirigir todos os seus recursos físicos e perceptivos para atingir seu objetivo. Concentrar-nos sobre nosso corpo, nossa parte animal, permite exatamente isso: explorar ao máximo esses recursos.
Dentro do método Pilates usaremos um tipo de concentração que podemos dividir em duas partes:
1) A propriocepção do movimento: levando a consciência a cada parte do corpo para identificar a qualidade com que o movimento está acontecendo.
2) Visualizar de maneira clara e organizada a sequência de movimentos que compõe o exercício para conseguir um melhor desempenho.
A coordenação entre propriocepção e visualização do movimento permite gravar programas motores com eficiência e rapidez. Para esse processo acontecer é necessário dois compromissos: o do aluno, que deve se esforçar ao máximo para obter esse estado de concentração o do instrutor que deve mostrar e descrever o exercício com pedagogia adequada para criar a visualização do movimento.