por Claudio Fernandez – coordenador ESPAÇO PILATES
O movimento fluido e harmônico é uma qualidade valorizada por todas as culturas e a dança é a expressão universal deste anseio do ser humano. A característica do movimento fluido é apresentar um ritmo, esse ritmo pode ser externo, como no caso da música para a dança, ou interno. Os ritmos internos são os ritmos dos processos biológicos. No método Pilates, o ritmo da respiração rege o fluxo da sua prática. Ao falar de respiração comentamos que por ser parte consciente e parte inconsciente, ela se torna o elo que conecta a totalidade do ser, nas palavras do velho Pilates: CONTROLOGIA é a completa coordenação de corpo, mente e espírito.
Assim como quando praticamos um exercício aeróbico percebe-se que o ritmo respiratório é a chave para um bom desempenho, o método Pilates mostra que ele permite ajustar todas as qualidades do movimento e quando conseguimos isto a resultante é a Fluidez.
A medida que a familiaridade com os exercícios aumenta se compreende que o ritmo não precisa ser uniforme, ele varia de acordo com a intensidade ou velocidade, de acordo com a solicitação do movimento. A variável dentro da fluidez é o ritmo, a constante é a harmonia. Quando conquistamos essa fluidez percebemos o método Pilates sendo realizado na sua totalidade.