por Claudio Fernandez – coordenador ESPAÇO PILATES
A ideia mais comum que temos sobre força é a capacidade do corpo de lidar com cargas externas a ele: levantar grandes pesos, empurrar um carro, etc, porém dentro do método Pilates é mais importante entender a força desde um aspecto interno: sustentar dinamicamente e com eficiência as cargas que se originam da tração gravitacional sobre o corpo em movimento. As cargas externas devem adaptar-se a esta estrutura de maneira de distribui-las o mais homogeneamente e equilibradamente possível. Quando isso não ocorre o que iremos encontrar como resultado a médio ou longo prazo é a lesão.
De modo geral, a força é a capacidade de lidar fisicamente com o mundo com economia, eficiência funcional e conforto, e, dentro do método Pilates, ela é a consequência da aplicação correto dos 7 princípios anteriores.
A VITALIDADE se refere a que o ganho de força no método não é só muscular, pois ocorre também a nutrição e a limpeza dos tecidos, o estímulo da imunidade e o ganho de energia, tornando o praticante mais vital, cm maiores capacidade de responder as solicitações biológicas que a vida exige.