Boa postura é o estado de equilíbrio muscular e esquelético que protege as estruturas de sustentação do corpo contra as lesões ou deformidades progressivas, independente da atitude, na qual estas estruturas estão trabalhando ou repousando, nessas condições, os músculos funcionam mais eficientemente e as posições ótimas são proporcionadas para os órgãos torácicos e abdominais. A postura precária é uma relação defeituosa das varias partes do corpo que produz uma maior sobrecarga nas estruturas de sustentação e na qual existe um equilíbrio eficiente do corpo sobre sua base de apoio.
A postura correta é a posição na qual um mínimo de estresse é aplicado em cada articulação.
A postura pode ser diferenciada em POSTURA INATIVA, que seria aquela utilizada para as atividades de descanso, com predomínio de relaxamento muscular na maior parte do tempo e POSTURA ATIVA, com predomínio da ação muscular para que haja a efetiva execução de uma determinada atividade. A postura ativa, por sua vez, pode ser dividida em postura ativa estática, como por ex.: permanecer em pé parado e postura ativa dinâmica, em que o deslocamento do corpo representa a característica principal.
FUNÇÕES DA POSTURA:
• Lutar contra a gravidade
• Opor-se às forças externas
• Situar-nos no espaço-tempo estruturado que nos envolve
• Guiar e reforçar o movimento
• Equilibrar-nos durante o movimento
Com o método Pilates desenvolvemos a POSTURA ATIVA através da aplicação dos princípios do método: Relaxamento, Respiração, Concentração, POWER HOUSE, Alinhamento, Coordenação, Fluidez e Força. Esses princípios ajudarão o praticante a sustentar seu corpo contra a gravidade trazendo equilíbrio na distribuição de forças e guiando harmonicamente o movimento, conseguindo maior eficiência na manutenção da boa postura.