por Claudio Fernandez – coordenador ESPAÇO PILATES
O REFORMER é o primeiro aparelho criado por Joseph Pilates e os primeiros datam de 1918-1919.
A procura de um aparelho multifuncional que permitisse uma variedade de exercícios foi comum no principio do século XX. Algumas tentativas, similares ao REFORMER, podem ser encontradas nos anos 20 e 30.
O êxito do REFORMER deve-se a ser este aparelho extremamente funcional, de simples construção, de pequeno porte e usar molas invés de peso, o que gera resistência de modo progressivo, sendo a carga mais leve no inicio e no final do exercício e atingindo o máximo na fase de maior contração muscular. A vantagem das molas se transformaria na característica principal dos outros aparelhos de Joseph Pilates, porém o maior triunfo do REFORMER não é o próprio aparelho e sim o conceito a partir do qual são elaborados os exercícios nele realizados.
O princípio de organização do movimento do MAT são aplicados ao REFORMER, que a partir de seus múltiplos recursos cria a possibilidade de exercícios que exijam o corpo de maneira completa em padrões globais que trabalham ao mesmo tempo força e alongamento, estabilização e mobilização, coordenação motora e organização postural.
Os exercícios são apresentados em 3 níveis: básico, intermediário e avançado, onde o grau de dificuldade é crescente e possuindo uma ordem precisa de execução, sendo as séries avançadas de extrema dificuldade. A série clássica completa consta de 105 exercícios que dão origem a muitas variantes das novas escolas contemporâneas.
O nome original “UNIVERSAL REFORMER” expressa a intenção de criar um aparelho que associado a exercícios específicos, “transforme” o corpo de quem o utiliza de maneira completa.